BLOG:

POSTS RECENTES
Please reload

Sororidade

Juntas somos mais, juntas somos melhores!

Embora não exista, oficialmente, na língua portuguesa, a palavra sororidade, comumente vinculada ao movimento feminista, tem sido amplamente divulgada e discutida na atualidade e significa a união e a aliança das mulheres que se unem por uma causa comum e maior.

No dicionário, a palavra que mais se aproximaria seria fraternidade, advinda do termo latino frater (irmãos), a qual, não por coincidência, significa tanto solidariedade de irmãos como harmonia entre os homens.

Do termo latino sóror (irmãs), tradicionalmente nenhuma palavra se originou subentendendo-se que desde a formação da língua portuguesa, relações harmoniosas e solidárias acontecem apenas entre os homens.

Assim; “A sororidade, ou harmonia entre as irmãs, enquanto termo e enquanto sentimento surge e se fortalece da necessidade das mulheres de compartilharem experiências subjetivas, a partir de relações positivas e saudáveis umas com as outras, formando e fomentando alianças pessoais, sociais e políticas, empoderando-se e criando elos importantes para combater e eliminar as diversas formas de opressão perpetuadas ao longo dos séculos pelo patriarcado”.

 

A palavra sororidade, como dito anteriormente, tem sido amplamente divulgada e discutida sendo importante destacar que não precisamos amar todas as mulheres nem sermos ‘melhores amigas’ umas das outras, isso não é 'sororidade', assim como amar e respeitar apenas a irmã, a mãe ou a melhor amiga também não é.

O que precisamos é APRENDER a não julgar, mas sim respeitar umas as outras, como seres humanos, como nós, em luta contra as limitações e julgamentos que foram, desde a infância, incutidos em nossas cabeças e entender que, como nós mesmas, muito do que as outras mulheres fazem ou dizem, ou são mera reprodução do patriarcado e do que lhes foi, através dele, ensinado, ou são tentativas, nem sempre bem sucedidas, de lutar contra ele.

É ai que habita a sororidade, quando eu reconheço na outra, na conhecida ou na desconhecida, uma parte de mim, mesmo e principalmente, as partes que às vezes eu não aceito, não admito, nem admiro e justamente por esse motivo julgo na ‘companheira’(de gênero, de luta, de jornada, de ideal...).

Sororidade é olhar para outras mulheres com a mente neutra e livre de julgamentos, o que requer atenção constante e olhar crítico sobre nós próprias, sobre os nossos preconceitos, condicionamentos e atavismos.

Não podemos caminhar juntas enquanto nos achamos superiores, umas em relação às outras, por usar ou não usar maquiagem, por vestir ou não vestir roupas curtas, por calçar ou não calçar salto alto, por fazer ou não fazer dieta, exercícios físicos ou depilação, por ter ou não ter filhos, namorado, emprego, marido, vaidade e assim por diante.  Isso não é ser superior, são só diferenças, de caminhos, de gostos, de vida. Cada uma de nós faz as suas próprias escolhas e arca com as consequências delas.

 Nenhuma mulher é igual à outra, por mais que tenhamos as mesmas ideias, os mesmos valores, os mesmos gostos, os mesmos defeitos, conceitos e/ou preconceitos, SOMOS ÚNICAS, mas apesar e principalmente por causa disso, nenhuma de nós pode nada sozinha, porque juntas somos mais, juntas somos melhores.

"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos" e enquanto lutamos umas contra as outras ele nos mantém cativas e reféns de seus interesses, pois cada vez que uma mulher da um passo todas nós avançamos.

 

SORORIDADE é o senso de companheirismo entre as mulheres que lutam, diariamente, as mesmas batalhas e que são mais fortes unidas na hora de lutarem pelo direito de dizer para a sociedade que: O LUGAR DA MULHER É ONDE ELA QUISER, como ela quiser, quando ela quiser e com quem ela quiser!

                                                                                                                                                             Fabiana  Gino!

CONTATOS
ONDE ME ENCONTRAR

e-mail: fabygino@yahoo.com

Páginas Facebook:  @lugardemulhereondeelaquiser01

@arteemdobroartesanatos

 

  Instagram: 

@universo0feminino

@arteemdobroartesanatos

ENVIE-ME UM RECADO
SIGA-ME
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now