Universo Feminino...

A Essência Feminina

RESGATE DA ESSÊNCIA FEMININA

BLOG:

POSTS RECENTES
Please reload

''Se vocês se mantiverem unidos, como este feixe de varas, serão invencíveis, ninguém poderá derrotá-los. Porém, se derem lugar às desavenças, aos desentendimentos e vierem um dia a se separar, vocês se tornarão frágeis como as varas que foram quebradas.''

                                                                        Fragmento do texto “O Velho e seus Três Filhos” Baseado na fábula de la Fontaine.

A Grande Mãe

Por muitas gerações, o mundo tem vivido um enorme desequilíbrio entre as energias feminina (suprimida) e masculina (anabolizada), com graves consequências tanto para as mulheres quanto para os homens. Para as mulheres esse desequilíbrio se manifesta através de sentimentos e crenças limitantes, revolta, vitimismo ou culpa, que geram agressividade; Nos homens essa manifestação se dá na cobrança para que sejam mais ‘másculos’, no constante medo do fracasso, que gera apatia e impotência, levando à frustração, raiva e violência nas suas mais diversas formas e graus de manifestação.

Tendo em vista a necessidade de reequilibro dessa energia é imprescindível encontrarmos meios para resgatar nossa Essência Feminina e para realizarmos essa façanha necessitamos compreender como era a constituição desta essência antes da supremacia do patriarcado resgatando para tanto o Arquétipo da “Grande Mãe”.

Um arquétipo é um modelo que serve de 'base' mas não é necessariamente o objetivo final. Por exemplo: Um viajante pode se orientar através das estrelas para chegar num determinado local, no entanto, as estrelas atuam como guia e não como destino deste viajante, portanto, um arquétipo é algo que te guia à sua realidade interna sem, no entanto, ser esta realidade.

 

O Arquétipo da “Grande Mãe” guarda um conjunto de informações e conhecimentos que nos guia à verdadeira Essência Feminina. Entretanto, a figura deste arquétipo perdeu-se ao longo da história, tendo sido fragmentado nos arquétipos das sete principais Deusas da Mitologia, sendo a fragmentação do Arquétipo da “Grande Mãe” a origem da desarmonia interna e da desunião entre as mulheres.

Simplificadamente, podemos definir o termo ‘Grande mãe’ como uma designação para a figura que engloba em si todas as características da essência feminina e da maternidade universal. “Por trás de toda a universalidade sincrética das religiões pré-cristãs, percebe-se a presença do mesmo elemento arquetípico feminino: a 'Deusa-Mãe', por vezes associada à Mãe Terra,  representada como uma deusa  que produz e sustenta as formas de vida, nutrindo e fortalecendo aqueles que se dirigem a ela através de preces, súplicas e oferendas durante o momento de grande sofrimento. Na maioria das civilizações pagãs as deusas são criadoras do Universo, geram a vida, a cultura, a agricultura, a linguagem e a escrita, e seu culto remonta ao início da história humana, tendo se perdido, porém, na transição da sociedade matriarcal para a sociedade patriarcal.”

“Estudos apontam que a ascensão do patriarcado, iniciada com os hebreus na religião fez com que a tradição de adoração à deusa se tornasse ameaçadora à consolidação do poder pelos homens”- O culto à divindade feminina torna-se inaceitável e esta nova ordem social sentindo-se ameaçada pela figura da 'Grande Mãe', como no simbolismo do feixe de varas, promoveu a fragmentação desta grande figura em sete deusas que, sozinhas carregam cada qual seus atributos, mas, unidas caracterizam o cerne da essência feminina.  Juntas elas formam o que chamamos de Arquétipo da Grande Mãe, ou o conhecimento puro sobre a real essência feminina antes da supremacia do Patriarcado.

 

A multiplicidade de deusas, fragmentadas da “Deusa-Mãe”, vive no lado ativo da psique feminina e nós, mulheres, devemos aprender a identificar suas particularidades, para melhor usufruirmos de cada uma delas. É muito importante o envolvimento com as forças femininas que vivem em nós, para percebermos como elas se manifestam em nosso interior evitando que sejamos dominadas por facetas desconhecidas, que anulem nossa vontade. Ou seja, é necessário ativarmos o já discutido autoconhecimento.

 

A presença e a multiplicidade das deusas pode ser percebida em muitos aspectos da nossa vida. O primeiro passo é entendermos que Todas as deusas são uma única Deusa em múltiplas manifestações da ‘Grande Mãe’, subdividida para ser melhor dominada. O que reforça a ideia, já discutida em outros textos, de que nós mulheres somos criadas para competirmos umas com as outras e isso simplesmente porque nossa união (Sororidade) representa a mais perigosa arma contra a dominação da ordem social vigente.

 

As sete deusas gregas, representantes da manifestação do poder e da expressão da Grande Mãe na Grécia,  guardam uma verdade sobre a essência feminina e cada deusa representa uma parte desta essência, mas essa verdade é parcial e incompleta, uma vez que nós, mulheres modernas, nos identificamos prioritariamente apenas com uma ou duas delas, e nem ao menos temos consciência disso.

Em função da nossa herança genética e das experiências que vivemos ao longo da nossa formação, nos apropriamos, mais fortemente de um ou dois arquétipos femininos, de forma inconsciente e poucas de nós apresentam um equilíbrio entre os sete arquétipos, sendo necessário, para tanto, integrarmos e reequilibrarmos esses arquétipos em nossas vidas para assim podermos viver a completude da nossa essência.

                                                                                                                                                                            Fabiana  Gino!

Continuação:

  • A Ciranda das Deusas - A Vita repete os mitos

 Elizabeth F. Pinto e Sônia Loureiro

  • Os Deuses Interiores - Como identificar seu arquétipo pessoal

 Laura Wincler

  • Mulheres Mitos e Deusas - O Feminino através dos tempos

Martha Robles

CONTATOS
ONDE ME ENCONTRAR

e-mail: fabygino@yahoo.com

Páginas Facebook:  @lugardemulhereondeelaquiser01

@arteemdobroartesanatos

 

  Instagram: 

@universo0feminino

@arteemdobroartesanatos

ENVIE-ME UM RECADO
SIGA-ME
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now