BLOG:

POSTS RECENTES
Please reload

FILOSOFIA

"O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o antigo, mas na construção do novo."
                                                                        Sócrates                                 

REFLEXÃO DO DIA: 13/03/2018, dia posterior ao treino de Nei Kung, Arte Marcial Filosófica ministrada na Escola de Filosofia Nova Acrópole

A solução da DOR no DESTINO do SER!

Há algum tempo me encantei  com um livro de um pensador francês chamado Léon Denis, mais que o conteúdo, ‘pra lá de interessante’, me chamou a atenção o título do livro: 'O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR'...Hoje, quase vinte anos depois, ainda em busca de variáveis para solucionar  esta equação, resgatei em meu SER, através da DOR, um sentido para o meu 'DESTINO'.

Um dia após o treino de Arte Marcial eu me encontro literalmente destruída (sem nenhuma sombra do meu característico exagero), com dores em partes que eu nem sabia que existiam em meu corpo, mas, que me levaram a diversos questionamentos entre os quais: Porquê? Para quê? Qual o sentido de fazer algo que praticamente me inutiliza no dia seguinte? O que me motiva  a continuar uma prática que me causa dor? E o que, exatamente, me moveria de volta ao Dojô?

Instintos de conservação e de preservação me ordenavam a desistir, mas,  algo  dentro de mim me impulsionava para a busca de respostas, que encontrei em uma conversa com um amigo, Estêvão, praticante, há  mais tempo, dessa e de outras artes marciais.

Após nossa conversa  fiquei pensando numa frase que escrevi para ele: Quando experimentamos a dor que esmaga, damos valor à dor que educa... No momento em  que foi escrita era só uma frase no meio de uma conversa - que nem sequer abordava este assunto em particular, embora girasse em torno dos treinos - mas, após refletir sobre tudo que discutimos me voltou à mente Léon Denis com o problema do ser, do destino e da dor... E eu comecei a encontrar o sentido...

Enxerguei  a dor não mais como um motivo para desistir, mas, mais do que nunca, uma razão pra continuar... e, talvez por contraste, percebi que essa não é,  minha velha conhecida dor que esmaga... é  uma dor que educa, uma dor que me lembra por que eu fui e principalmente porque eu voltarei ao Dojô... Fui, e voltarei porque o meu destino, o DESTINO do SER é aprender, se purificar,  crescer, evoluir... de preferência sem precisar ser esmagado pela DOR.


Assim sendo, a dor passou a funcionar como um mecanismo de ativação da lembrança do que  eu estou fazendo não apenas num Dojô, mas, sobretudo na minha vida,  na vida das outras pessoas e no mundo...


Então me propus a cada fisgada nos pés me lembrar de fazer hoje, escolhas melhores do que as que eu fiz ontem, a cada pontada nas pernas, fazer agora, ações melhores do que as que eu fiz  a  uma hora atrás, a cada aperto nas costas perguntar ao universo: Como posso contribuir,  para tornar o mundo um lugar melhor, hoje?

"Nosso sentido de vida nos faz sempre associar a felicidade ao prazer, quando na verdade o que é realmente bom, não é o que me é agradável, mas o que me faz crescer..."

...E assim a dor se transforma em uma amiga, conselheira,  orientadora e  ajudante que me educa e me guia a fazer escolhas mais certas e a praticar ações mais  positivas em cada instante...

"Os acontecimentos chegam até nós quando nossa necessidade de experiência os atrai", portanto se me lembro  de procurar algo maior do que eu mesma  apenas quando dói é imprescindível que a dor me faça algumas visitas, levando-se em conta que enquanto a dor física produz sensações; o sofrimento moral produz sentimentos, portanto eu só tenho a ganhar aproveitando o aprendizado adquirido com as dores físicas, advindas dos treinos de Arte Marcial, para aplicar nas inevitáveis dores morais oriundas dos sentimentos que ainda suplicam por educação.

 

                                                                         Fabiana  Gino!

 

Leia também:

NOVAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A DOR...

CONTATOS
ONDE ME ENCONTRAR

e-mail: fabygino@yahoo.com

Páginas Facebook:  @lugardemulhereondeelaquiser01

@arteemdobroartesanatos

 

  Instagram: 

@universo0feminino

@arteemdobroartesanatos

ENVIE-ME UM RECADO
SIGA-ME
  • Facebook Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now